Estado das Dependências e Afiliações dos Diferentes Marketplaces de Modelos 3D Relacionados ao Mercado de Impressão 3D
!
O mercado de impressão 3D voltado para consumidores está em plena expansão e é extremamente dinâmico, já que os fabricantes lançam novas impressoras 3D cada vez mais acessíveis e de alto desempenho. A entrada da Bambulab no mercado criou um verdadeiro impulso para o setor, o que é ótimo para os makers em todo o mundo! Com o avanço das novas máquinas, os designers têm conseguido realizar grandes feitos em termos de modelagem, e os arquivos STL, 3MF, OBJ estão se tornando cada vez mais qualitativos, diversificados e originais.
Um dos aspectos menos conhecidos deste setor, que tem sido intensificado recentemente com a chegada de novos participantes, é a importância da modelagem e a feroz batalha que ocorre em torno dos designs.
Existe uma tendência clara por parte dos fabricantes e vendedores de impressoras 3D de querer controlar todo o ecossistema de hardware e software para oferecer aos seus clientes uma experiência completa e centrada em suas marcas e produtos. O modelo da Apple é uma grande inspiração de negócios para essas empresas. É evidente que praticamente todo fabricante de impressoras 3D deseja sua própria biblioteca de modelos 3D e quer que ela se torne a referência do mercado. Essa afiliação muitas vezes é minimizada ao máximo para dar a impressão de que essas plataformas são independentes, mas achamos importante mapear as afiliações para que os makers de todo o mundo saibam, com total transparência, com quem estão compartilhando seus designs e dados.
Sob a justificativa de marketing e discursos sobre open source, pode parecer que é um benefício para todos, mas isso reflete o antigo ditado que diz: “se é grátis, o produto é você!”. Todas as plataformas, sem exceção, oferecem arquivos 3D gratuitos, mas de fato possuem algo para monetizar em troca desse conteúdo (publicidade, dados, branding, etc.). Em uma economia de mercado cada vez mais globalizada, é importante lembrar que esses atores têm como objetivo vender seus produtos/serviços e que essas plataformas podem servir como porta de entrada para atrair novos clientes e, claro, para fidelizar ou realizar upselling com seus clientes.
Podemos dividir o setor em quatro grandes categorias:
- Sites vinculados a fabricantes de impressoras 3D (domésticas e profissionais);
- Sites vinculados a desenvolvedores de softwares;
- Sites vinculados a empresas do setor de entretenimento;
- Sites que são independentes (com investidores ou autofinanciados).
Segue um breve resumo das forças em jogo e suas respectivas afiliações:
- CrealityCloud: pertence à Creality, uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D;
- GrabCAD: pertence à Stratasys, uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D;
- MakerWorld: pertence à Bambulab, uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D;
- Pinshape: pertence à Formlabs, uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D;
- Printables: pertence à Prusa, uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D (novo nome da plataforma anteriormente conhecida como PrusaPrinters);
- Thingiverse: pertence à UltiMaker (anteriormente de propriedade da Makerbot), uma empresa que fabrica e vende impressoras 3D;
- YouMagine: pertence à UltiMaker (anteriormente de propriedade da Ultimaker), uma empresa que fabrica impressoras 3D;
- 3D Warehouse: pertence à Trimble, uma empresa que desenvolve e vende softwares;
- Instructables: pertence à Autodesk, uma empresa que desenvolve e vende softwares;
- Tinkercad: pertence à Autodesk, uma empresa que desenvolve e vende softwares;
- Thangs: pertence ao grupo Physna, uma empresa que desenvolve e vende softwares, recentemente adquirida pela Shapeways;
- ArtStation: pertence à Epic Games, uma empresa de jogos e desenvolvimento de motores de jogo;
- Sketchfab: pertence à Epic Games, uma empresa de jogos e desenvolvimento de motores de jogo;
- TurboSquid: pertence à Shutterstock, uma empresa que vende fotos e vídeos;
- CGTrader: é independente e financiado por investidores externos;
- Cults: é independente e autofinanciado;
- MyMiniFactory: é independente e financiado por investidores externos (anteriormente fundada pela iMakr, uma empresa que vende impressoras 3D).
Excluímos outros serviços que permitem compartilhar e baixar arquivos para impressoras 3D, como Patreon, Etsy ou Gumroad, pois não são, propriamente falando, marketplaces dedicados ao compartilhamento de arquivos STL, mas sim plataformas com usos específicos que abrangem diversas disciplinas (artesanato, decoração, música, jogos, artes, literatura, etc.).
Esperamos que esta análise ajude a esclarecer um pouco mais sobre este mercado fascinante e em plena expansão. Isso não é, de forma alguma, um panfleto ou manifesto, mas achamos interessante informar nossa comunidade sobre quem está por trás das plataformas nas quais compartilham seus dados e propriedades intelectuais. O Cults3D é um site independente e autofinanciado que não tem que prestar contas a nenhum investidor ou empresa controladora. Saiba que 3/4 da receita do site são repassados aos designers makers da plataforma, garantindo que os lucros gerados priorizem os interesses daqueles que criam o conteúdo.
23/12/2024