Dicas para compartilhar arquivos 3D
Você acabou de publicar um ou mais de seus modelos 3D no Cults? Parabéns!!! É muito legal compartilhar suas ideias com nossa comunidade de criadores e entusiastas da impressão 3D.
Para que você possa tirar o máximo proveito da nossa plataforma, listamos uma pequena série de dicas. Trata-se de coisas que você pode fazer para maximizar seu lucro.
Publicar seus arquivos digitais na Cults é uma oportunidade de gerar renda passiva ao monetizar seus produtos digitais. Seguindo essas dicas, você garantirá que alcançará o maior número possível de pessoas interessadas em suas criações, aumentando sua visibilidade e receita.

1. Compartilhe suas criações nas redes sociais
Expanda sua loja Cults3D e aumente a receita compartilhando suas criações nas mídias sociais. Marque @cults3d ou use #cults3d
nas mídias sociais para receber uma mensagem. Você pode usar os botões de compartilhamento em suas páginas. Pense nas redes sociais clássicas, como Facebook, Twitter e Instagram, mas não se esqueça das redes emergentes, como o TikTok, por exemplo! Não hesite em incluir seu perfil do Cults em suas biografias (ou páginas do Linktree) em suas redes sociais. Por exemplo, você pode usar um link curto para seu perfil do Cults, como este: https://cults3d.com/@Username
2. Notifique seus seguidores quando você publicar um novo design
Nas páginas de seus designs, você pode clicar no botão “Share” (Compartilhar) e escolher a opção “Notify your followers” (Notificar seus seguidores). Em seguida, você pode escrever uma mensagem curta apresentando seu novo design e explicando por que eles devem fazer download dele. Todos os seus seguidores receberão uma notificação por e-mail convidando-os a baixar sua nova criação. No entanto, tenha cuidado para não abusar desse recurso, pois você corre o risco de enviar spam aos seus assinantes e dissuadi-los de segui-lo.
3. Use grupos, fóruns e blogs especializados
Muitos proprietários de impressoras 3D estão procurando novos STLs para imprimir. Publique seu trabalho nesses grupos especializados ou em seu blog (se tiver um). Aqui está uma lista dos melhores fóruns, grupos do Facebook e comunidades relacionados à impressão 3D, o grupo do Facebook para membros do Cults, o subreddit para usuários do Cults e o servidor do Cults3D Discord.
4. Faça um vídeo para mostrar seu talento
Se você puder mostrar todo o processo de criação aos seus clientes, será ótimo! Publique seu vídeo no YouTube ou no Vimeo. Não se esqueça de citar o arquivo 3D com um link na descrição do vídeo. Para inspirá-lo, aqui está uma lista dos melhores canais do YouTube no mundo da impressão 3D
Ao adicionar um link para seu vídeo do YouTube na descrição de sua criação, o vídeo aparecerá automaticamente no final de suas imagens, para que seus clientes possam assisti-lo diretamente da página do produto.
5. Faça upload de um gif na página do produto
O Cults aceita o Gif e é um formato super amigável, dinâmico e educativo que explica um processo de trabalho! Você pode, por exemplo, usar o serviço ezgif para criar ou otimizar seus gifs.
6. Definir imagens do objeto quando impresso
Os fabricantes ficam mais tranquilos e convencidos se virem que o modelo 3D já foi impresso em 3D. Não hesite em tirar fotos de suas realizações. Você pode até mesmo compartilhar fotos de suas criações em nossa seção dedicada.
7. Ajuste o preço de acordo com os resultados
Se você perceber que sua criação está tendo problemas para vender, não hesite em tentar outro preço. Observe o preço de criações semelhantes à sua e observe o número de downloads delas para ver se deve ser inspirador. Verifique também os perfis de outros designers para ver o valor de suas vendas. Pode ser inspirador!
Além de definir um preço padrão, você pode ativar a opção de preço aberto. Esse recurso permite que você defina um preço mínimo para suas criações, enquanto os clientes têm a liberdade de pagar mais, se quiserem. Você também pode escolher um preço livre de 0, permitindo que os usuários baixem seu modelo gratuitamente ou contribuam com um valor de sua escolha como doação. Essa flexibilidade pode aumentar a visibilidade de seus designs e incentivar a generosidade dos compradores.
8. Certifique-se de descrever bem seu modelo 3D
Não economize nos textos descritivos, forneça o máximo de detalhes possível e pense em colocar suas palavras-chave no título. A maioria dos seus clientes usou mecanismos de busca como o Google ou mecanismos de busca especializados em modelos 3D como o Yeggi ou o Mito3D para encontrá-lo. As palavras-chave e o conteúdo do texto são muito importantes. Pode utilizar ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT para o ajudar a escrever, mas não as utilize em demasia, pois o Google e os outros motores de busca podem decidir deixar de referenciar a sua criação!
9. Certifique-se de que sua descrição esteja bem traduzida
As páginas do Cults estão disponíveis em francês, inglês e espanhol; as traduções são automáticas, portanto, não hesite em editar sua criação alterando o idioma (botões no canto superior direito do site) e traduzindo com mais precisão. Nesse caso, basta pressionar o botão Traduzir.
10. Torne-se conhecido na rede Cults
Siga os membros da comunidade, interaja com outros designers comentando sobre suas criações e envie mensagens aos criadores visitando seus perfis. Por exemplo, você pode se inspirar e seguir o trabalho dos 100 melhores designers do Cults.
11. Certifique-se de que suas criações sejam as mais exclusivas possíveis no Cults
Destacamos regularmente na página inicial, em nossa seleção, nas redes sociais ou em nosso boletim informativo mensal nossos arquivos 3D favoritos. Quanto mais exclusivos eles forem (disponíveis apenas na Cults), maior será a probabilidade de serem destacados.
12. Inspire-se em tópicos de tendência para criar
Para se inspirar, consulte nosso resumo mensal das 50 palavras-chave mais pesquisadas em nosso mecanismo de busca. Isso lhe dará uma ideia do que as pessoas estão procurando e do que precisam. Na parte inferior da nossa página inicial, você encontrará uma lista de “Trending Topics”, que pode lhe dar ideias para criar novos designs que se encaixem nesses temas que são muito procurados pelos membros do Cults.
13. Certifique-se de que sua descrição esteja bem formatada
É possível formatar suas fichas de produtos para torná-las mais atraentes e fáceis de consultar. Fizemos uma lista de formatos disponíveis aqui, mas fique à vontade para usar o que achar mais adequado! Aumente o apelo de seu modelo 3D fornecendo uma descrição detalhada de 50 a 100 palavras (ou mais). Os produtos com descrições informativas são vendidos até três vezes mais frequentemente, pois oferecem informações valiosas para o usuário final.
14. Agrupe seus designs em coleções
Para facilitar a leitura e exibir melhor suas criações em seu perfil, é importante criar coleções que agrupem seus designs por tema. Você também poderá adicionar uma descrição em formato de texto a cada coleção, o que otimizará a referência dessa coleção nos mecanismos de pesquisa e, portanto, sua visibilidade. Não se esqueça de clicar em “compartilhar” para viralizar suas coleções!
15. Selecione a categoria certa e adicione subcategorias
Ao fazer o upload de seu modelo 3D, é muito importante colocá-lo na categoria certa. Você também pode adicionar até 3 subcategorias. Isso permitirá que seu design fique mais visível para os visitantes do site. De fato, uma vez bem categorizado, ele aparecerá nas páginas principais das subcategorias e ganhará visibilidade. Também é possível editar seus designs antigos para integrá-los às subcategorias.
16. Otimize seu design para possível seleção no slide na parte superior da página inicial.
Toda semana selecionamos um design para ser apresentado na parte superior do site. Para otimizar suas criações para essa super visibilidade, aqui estão alguns critérios que levamos em conta. Obviamente, o design deve ter uma ótima aparência, ter potencial de download e ser de interesse da comunidade. Se o modelo for compartilhado exclusivamente no Cults, isso é uma grande vantagem. Tentamos variar os designers que apresentamos, portanto, nunca ter sido selecionado é uma grande vantagem. Por fim, ao fazer o upload, adicionar uma foto no formato horizontal (proporção 2:1) é uma vantagem que nos permite usar essa foto.
17. Otimize sua foto de perfil e biografia para obter credibilidade
Certifique-se de que a foto do seu perfil reflita autenticamente você, seu trabalho ou sua empresa, aumentando a confiança e a credibilidade entre os membros do seu perfil ou projetos. Evite usar imagens de celebridades, desenhos animados ou fotos que não sejam de sua propriedade para manter a autenticidade e a exclusividade. Crie uma biografia convincente para causar uma impressão positiva e compartilhar detalhes essenciais sobre sua experiência, história, ideias e muito mais.
18. Conecte suas contas de mídia social ao seu perfil do Cults
Aprimore sua conta do Cults3D vinculando seu site, Instagram, Facebook, TikTok, YouTube... aos perfis. Isso permite que clientes em potencial acompanhem seu trabalho, conheçam seu processo criativo e facilita a marcação em nossas plataformas de mídia social, expandindo o alcance de seus modelos 3D.
19. Carregue seus arquivos STL ou OBJ individualmente para permitir sua exibição no visualizador 3D
Carregue seus modelos 3D nos formatos de arquivo aceitos (stl, obj, 3ds, scad, gcode, 3mf, blend, sldprt, sldasm, amf, dae, eps, f3d, fcstd, mtl, pdf, ply, skp, step, dxf, dwg, svg, txt, bmp, ai, x3d, psd, zip). Somente os arquivos nos formatos STL e OBJ aparecerão no visualizador do Cults 3D, permitindo que seus clientes visualizem seu projeto antes de fazer o download. Se o seu modelo incluir textura ou vários arquivos (como instruções sobre impressão 3D em PDF), arquive-os em um arquivo ZIP e faça o upload para facilitar o processamento.
20. Certifique-se de que seus arquivos possam ser impressos em 3D
Certifique-se de que seu arquivo 3D esteja otimizado para impressão, criando uma forma sólida com todos os elementos construtivos unidos em uma única entidade. O modelo deve ser “estanque”, com todos os painéis fechados por todos os lados, considerando as diversas técnicas de impressão 3D (FDM, SLA, SLS, DLP, etc.), cada uma oferecendo recursos exclusivos de construção de superfície, precisão, resistência e capacidades.
21. Use as tags com sabedoria e inteligência
Aumente a visibilidade do seu arquivo 3D nos mecanismos de busca incorporando de 10 a 20 tags específicas. Concentre-se em identificar as palavras-chave mais relevantes e adequadas para o seu modelo, em vez de confiar em termos genéricos.
22. Nomeie cuidadosamente suas imagens para melhorar a classificação delas nos mecanismos de busca.
Ao carregar suas fotos e compartilhá-las, lembre-se de renomear seus arquivos JPG, PNG ou GIF. Graças à tag ALT, os mecanismos de pesquisa poderão encontrar melhor seus arquivos nos mecanismos de imagem. Você pode adicionar palavras-chave e o título do seu design, por exemplo. Nomes relevantes tornam seu trabalho mais acessível e atraente para os criadores.

Por último, mas não menos importante: aumente sua presença no mercado e seus ganhos adicionando mais modelos à sua listagem, maximizando suas chances de alcançar e atrair um público maior e, por fim, gerar mais vendas.
Recomendamos que você siga todas essas boas práticas para aumentar a popularidade de seus arquivos STL. Você poderá aumentar o número de downloads e curtidas, seja em arquivos 3D pagos ou gratuitos. Se tiver outras ideias ou dúvidas, não hesite em escrever para nós.
Se ainda estiver hesitante em compartilhar seus modelos no Cults, sinta-se à vontade para ler este artigo Por que publicar meus designs no Cults? Lista de vantagens e benefícios para ter uma ideia.